Da Zona da Mata ao Agreste, do Litoral ao Sertão, Pernambuco é território da cultura. Celeiro de grandes mestres e incontáveis artistas das mais diversas linguagens e expressões, o Estado é referência para a arte e para a cultura brasileira pela força e vitalidade das iniciativas culturais empreendidas tanto pela sociedade civil como pelo Governo do Estado e Prefeituras Municipais.

É neste contexto que a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco disponibilizam a plataforma colaborativa Mapa Cultural de Pernambuco. Demanda histórica de realizadores e gestores culturais, a presente iniciativa vai reunir e tornar acessíveis informações sobre os equipamentos e programas culturais mantidos pelo Estado e também por grupos e instituições de gestão privada.

Além de se consolidar como uma ferramenta de transparência da gestão, que facilita o acesso da população aos dados e à agenda cultural dos espaços geridos pelo Estado, a plataforma permite também que os Municípios e os artistas independentes ampliem a divulgação de suas ações e projetos cultuais.

O georreferenciamento tem ainda o objetivo de contribuir com diagnósticos, estabelecimento de parcerias locais e desenvolvimento de projetos descentralizados. Certamente, com a colaboração de todos, a plataforma ajudará ainda na elaboração dos Planos Estadual, Setoriais e Municipais de Cultura.

O Instituto TIM, em parceria com uma série de Secretarias de Cultura e com o Ministério da Cultura, tem atuado pela implementação de Mapas Culturais na gestão pública das cidades e estados.

A plataforma já está em uso nos estados do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br), São Paulo (http://estadodacultura.sp.gov.br/), Rio Grande do Sul (http://mapa.cultura.rs.gov.br/), Tocantins (http://mapa.cultura.to.gov.br/) e Mato Grosso (https://mapas.cultura.mt.gov.br), no Distrito Federal (http://mapa.cultura.df.gov.br/) e em municípios como, Sobral-CE (http://cultura.sobral.ce.gov.br/), Blumenau-SC (http://blumenaumaiscultura.com.br/) e João Pessoa-PB (http://mapa.territori1.org/).

Você encontra mais informações sobre a ferramenta Mapas Culturais no site do Instituto TIM.

img

v