EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC EM PERNAMBUCO - Inciso III do Art. 2º da Lei 14.017/2020

Edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular LAB PE - EIXO II

Inscrições abertas de 21/10/2020 a 09/11/2020 às 23:59 .

Introdução

Crie um texto de introdução.

ATENÇÃO: Este Formulário é destinado ao Eixo II - Registro Audiovisual dos Mestres e Mestras relacionados aos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular.


DICAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO

- Cadastre-se no Mapa Cultural de Pernambuco e não esqueça de preencher todos os campos do cadastro.

- Para iniciar o formulário no campo acima, ao pesquisar o nome do Agente responsável pela inscrição, escreva o nome igual ao que foi cadastrado. Observe as letras maiúsculas e minúsculas, e os acentos do nome.

- ATENÇÃO: Se não preencher corretamente o cadastro, não conseguirá enviar e/ou iniciar a inscrição.

- Após realização do cadastro pode ocorrer um prazo de 24 horas para que ele seja efetivado, sendo assim, o seu nome poderá não aparecer de imediato no campo que solicita o CPF do/a Agente responsável.

- Agente responsável pela inscrição é apenas quem vai escrever a proposta na plataforma on-line, não necessariamente o/a proponente. Trata-se de quem, eventualmente, pode auxiliar o/a proponente, mas pode não ser o/a beneficiário/a da premiação.

- Instituição responsável é o Agente Coletivo, só que cadastrado com CNPJ. Ele é o proponente, se for o caso de Pessoa Jurídica.

- Agente Coletivo é o grupo/coletivo sem constituição jurídica. Ele pode ser o proponente, se for o caso de uma Pessoa Física representando o grupo/coletivo.

- Representante legal é a Pessoa Física representante de quem vai receber a premiação, no caso de Pessoa Jurídica.

- O/A proponente é o/a candidato/a para receber a premiação.

- Leia o Edital e observe os critérios de avaliação.

- Antecipe sua inscrição, não deixe para os últimos dias, certamente isso influenciará na qualidade da proposta.

- Não esqueça de preencher todos os campos do Formulário de inscrição e leia as descrições dos campos que orientam como escrever.

- Os campos de preenchimento de texto não devem ultrapassar 3.000 caracteres cada.

- Não coloque caracteres especiais nos títulos dos anexos, tais como acentos, símbolos, parênteses etc, (!@#$%¨&*()_+`^:;~´/).

- Nos links enviados, todos os anexos devem ser, preferencialmente, no formato PDF e conter até 8 MB.

- Nos links enviados, não envie anexos no formato Word ou qualquer outro arquivo editável.

- Prefira enviar sempre links abertos da internet (de preferência no Google Drive).

- Não envie links de pastas em drives, envie o link diretamente do arquivo específico.

- Lembre-se de que os links podem ter senha e, caso seja necessário, forneça a senha para visualização do material.

- A Secult-PE não se responsabiliza por problemas na visualização de links enviados pelo/a proponente.

- Você poderá salvar sua inscrição como “rascunho” e ir construindo no seu próprio tempo.

- Revise sua inscrição antes de finalizar e não esqueça de apertar o botão “enviar”, para finalizar.

___________________________________________________________________________________________________________


DO QUE TRATA O EDITAL:
O Edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular - LAB PE é um dos instrumentos construídos pela Secult-PE para atender às necessidades das diversas áreas das artes e da cultura pernambucanas por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc.

Destina-se a premiar as trajetórias e atividades artísticas e culturais de mestres e mestras, coletivos, grupos e comunidades relacionados aos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, bem como o registro em audiovisual dos mestres e mestras, que deverá ser disponibilizado por meio de diferentes plataformas digitais, conforme previsto no Art. 2º, Inciso III da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), no Parágrafo 5º, Art. 9º do Decreto nº 10.464/2020 e na Lei Estadual nº 17.057/2020.

QUEM PODE PARTICIPAR:
- Pessoas Físicas, mestres e mestras dos saberes tradicionais e da cultura popular e trabalhadores/as da cadeia produtiva do audiovisual, maiores de 18 anos, pernambucanos/as natos/as ou naturais de outros Estados, residentes em Pernambuco, que comprovem atuação artístico-cultural no Estado, há, pelo menos 1 (um) ano. 
- Coletivos, Grupos e Comunidades pernambucanos, sem constituição jurídica, que comprovem atuação artístico-cultural no Estado, há, pelo menos 1 (um) ano, representados por Pessoas Físicas.  
- Pessoas Jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo microempreendedor individual, que comprovem sede e funcionamento há mais de 1 (um) ano  no Estado de Pernambuco e área de atuação compatível com o objeto do edital, tendo como natureza atividades artísticas e culturais.

 
O QUE SERÁ PREMIADO NO EIXO I:
Trajetórias e atividades artísticas e culturais de Mestres e Mestras, Coletivos, Grupos e Comunidade relacionados aos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular - serão contempladas práticas individuais ou coletivas que se relacionem diretamente à preservação da memória, à salvaguarda do patrimônio imaterial e à transmissão de saberes e das expressões populares em todas as suas formas e modos próprios.

Faixa 1 - Mestres e Mestras.

Faixa 2 - Coletivos, Grupos e Comunidades.

O QUE SERÁ PREMIADO NO EIXO II:
Registro Audiovisual dos Mestres e Mestras relacionados aos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular - serão contempladas propostas inéditas e originais em formato de registro audiovisual, assim como abordagens experimentais e híbridas, com duração de 5 (cinco) minutos, sobre os Mestres e Mestras dos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular premiados/as na Faixa 1 do Eixo I.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EIXO I - FAIXAS 1 e 2
Relato da trajetória e das atividades artístico-culturais do/a proponente, em que constem experiências e práticas de transmissão de saberes tradicionais e da cultura popular;
Materiais que possibilitem aos analistas conhecerem experiências e práticas de transmissão de saberes do Mestre, da Mestra, do Coletivo, Grupo ou Comunidade, tais como relatos escritos, cartazes, folders, fotografias, recortes de jornal ou material audiovisual, folhetos e depoimentos orais, entre outros.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O EIXO II:
Currículo resumido contendo histórico profissional do/a proponente;
Equipe técnica com nome completo e função dos/as técnicos/as envolvidos/as na ação;
Videoprojeto de, até 03 (três) minutos, gravado pelo/a proponente do registro audiovisual contendo informações como visão criativa, obras de referência (se houver), perfil da equipe, cronograma de realização, linguagem e procedimentos estéticos para retratar os Mestres e Mestras dos Saberes Tradicionais e da Cultura Popular e outras informações importantes para compreensão da proposta.

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%

Publicado por

Secretaria de Cultura de Pernambuco - SECULT/PE

Promover e executar a política cultural do Estado; promover ações para mobilizar o apoio técnico necessário à produção cultural; fomentar e promover a arte brasileira fundamentada nas raízes da nossa cultura; executar a política de preservação e conservação da memória do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, artístico, documental e cultural.