Premio Hermilo Borba Filho de Literatura

VII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

Inscrições abertas de 27/01/2020 a 11/04/2020 às 23:59 .

Introdução

Crie um texto de introdução.

PRÊMIO HERMILO BORBA FILHO DE LITERATURA

O FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÂO DE RECURSOS , E O NOVO CALENDÁRIO JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS, NA ABA DOWNLOADS, NO ESPAÇO SUPERIOR DIREITA DA PÁGINA.

Inicialmente chamado de Prêmio Pernambuco de Literatura, o Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura foi criado após cerca de 20 anos sem premiações literárias no âmbito do Governo do Estado de Pernambuco (as últimas premiações ocorreram através dos chamados Prêmios Literários de Pernambuco). Ele surgiu em decorrência de uma demanda da Comissão Setorial de Literatura, que apontou a necessidade da criação de uma linha editorial da Secretaria de Cultura de Pernambuco que servisse como alternativa menos burocrática ao edital do Funcultura. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2013 com inscrições oriundas de todas as macrorregiões do estado, superando inclusive o número total de inscrições habilitadas em Literatura no Funcultura daquele ano. A repercussão positiva dessa primeira edição fortaleceu a continuidade do prêmio.

Em 2018, por ocasião do centenário do escritor, crítico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor Hermilo Borba Filho, a Secretaria de Cultura de Pernambuco na intenção de homenageá-lo, passou a intitular o Prêmio com seu nome. Além da mudança de nomenclatura, houve também uma ampliação do seu valor: passou de R$56.000,00 para R$90.000,00.

O VII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura se apresenta com algumas mudanças em relação a sua última edição. Sofreu alterações que buscaram uma maior valorização do prêmio (valores maiores aos ganhadores e a extinção dos segundos lugares) e uma maior democratização (inscrição menos burocrática e instituição de uma quarentena de 3 edições aos últimos vencedores). Muito importante informar também que ele está em plena consonância com o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), respondendo ao EIXO 4 - VALORIZAÇÃO DA LITERATURA, que no seu Objetivo Estratégico 4.1. Fomento público para a literatura prever, na sua letra C, o fortalecimento dos prêmios Cepe Nacional, Cepe Nacional Infantojuvenil, Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia e Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura.

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%

Veja abaixo as inscrições suplentes/selecionadas

Inscrição Agentes
Nenhuma inscrição. Nenhuma inscrição encontrada com os filtros selecionados. 1 inscrição. 1 inscrição encontrada com os filtros selecionados. {{data.registrations.length}} de {{ data.registrationsAPIMetadata.count }} inscrições. {{data.registrationsAPIMetadata.count}} inscrições encontradas com os filtros selecionados.
{{reg.number}} {{reg.category}}

Responsável
{{reg.owner.name}}

{{relation.label}}
{{relation.agent.name}}

{{getStatusNameById(reg.status)}}

Publicado por

Secretaria de Cultura de Pernambuco - SECULT/PE

Promover e executar a política cultural do Estado; promover ações para mobilizar o apoio técnico necessário à produção cultural; fomentar e promover a arte brasileira fundamentada nas raízes da nossa cultura; executar a política de preservação e conservação da memória do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, artístico, documental e cultural.