Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro

O primeiro parque urbano de Caruaru é um bom exemplo de restauração ambiental para benefício da população. Numa área com aproximadamente 4 hectares, destacam-se a Sementeira Municipal Chico Mendes, o Memorial do Asfalto, e um Jardim Sensorial, onde deficientes visuais podem dirigir-se através do toque e cheiro das plantas ali expostas.

Horário de funcionamento: 5h às 20h

Site: http://visitecaruaru.com.br/pt/Aonde_Ir/Parques/75/

Telefone Público: (81) 3701-1549

Endereço: Av. José Rodrigues de Jesus, S/N , Indianópolis, 55026-550, Caruaru, PE

CEP: 55026-550

Logradouro: Av. José Rodrigues de Jesus

Número: S/N

Complemento:

Bairro: Indianópolis

Município: Caruaru

Estado: PE

Descrição

Inaugurado em 2009, no local onde funcionou uma antiga usina de asfalto, foi recuperado ambientalmente para se tornar o primeiro parque urbano de Caruaru e bom exemplo de restauração ambiental para benefício da população. Numa área com aproximadamente 4 hectares, destacam-se a Sementeira Municipal Chico Mendes, o Memorial do Asfalto (um breve histórico da usina, maquinário e equipamentos que produziam o asfalto) e um Jardim Sensorial, onde deficientes visuais podem dirigir-se através do toque e cheiro das plantas ali expostas. Possui ainda a Rosa dos Ventos, cascata, riacho de pedra, ponte em arco, lago, anfiteatro e Jardim das Esculturas de Sucata. Procurou-se deixar as construções com tijolos aparentes, de forma rústica, e priorizar o uso da água próximo aos visitantes, para amenizar o clima semiárido da região, o que foi usado nos demais parques.

Quem é Severino Montenegro? Natural de Frei Miguelinho, Severino Montenegro da Silva nasceu em 05 de dezembro de 1946. Mudou-se para Caruaru em 1952, onde estudou Contabilidade e posteriormente Direito. Sempre preocupou-se com as questões ambientais. Nos anos 70, adquiriu uma propriedade, batizando-a de Recanto Monte Alegre, que outrora estava devastada e que, ao longo dos anos, a transformou numa das áreas mais arborizadas e rica em biodiversidade do Agreste. Nos anos 80, criou um viveiro para produção de mudas para seus projetos de reflorestamento. É membro do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), do Movimento SOS Rio Ipojuca e um dos fundadores da Associação de Protetores do Meio Ambiente (ASPROMA).
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru

A Fundação de Cultura e Turismo é o órgão responsável por executar políticas de cunho cultural, em todas as suas dimensões e expressões. Tem como objetivo principal a promoção, o apoio, o incentivo, a preservação e a difusão das identidades e produções culturais de Caruaru de forma estruturadora e sistêmica focada na inclusão social, no acesso e na diversidade cultural.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem